O Sorriso de Monalisa

Publicidade
Assistir quando e onde quiser Assistir

O Sorriso de Monalisa, dirigido por Mike Newell e lançado em 2003, é um filme que nos leva a refletir sobre os papéis da sociedade e o empoderamento feminino. Com Julia Roberts no papel de Katherine Watson, uma jovem professora de História da Arte, o filme nos apresenta um cenário de conservadorismo nos anos 50, onde as mulheres tinham papéis bem definidos e limitados.

A história se passa no colégio Wellesley, uma instituição de elite em Massachusetts, onde Katherine é contratada para lecionar História da Arte. No entanto, ela logo percebe que o ambiente é extremamente conservador e que as alunas são incentivadas a se casar e ter filhos, em vez de perseguir carreiras e sonhos pessoais. Com sua abordagem inovadora e inspiradora, Katherine desafia as normas e consegue inspirar suas alunas a questionar os papéis tradicionais e a buscar seus próprios caminhos.

A direção de Mike Newell é sensível e eficaz, capturando a essência da época e dos personagens. O roteiro, escrito por Mark Rosenthal e Lawrence Konner, é inteligente e bem estruturado, explorando temas como feminismo, liberdade e autoconhecimento. As atuações do elenco principal, incluindo Kirsten Dunst, Julia Stiles, Maggie Gyllenhaal e Ginnifer Goodwin, são excelentes, trazendo profundidade e complexidade aos personagens.

Um dos pontos fortes do filme é a forma como ele aborda a questão do empoderamento feminino. Katherine é um exemplo inspirador de como uma mulher pode fazer a diferença na vida das pessoas ao seu redor, simplesmente sendo ela mesma e defendendo o que acredita. As alunas, por sua vez, são retratadas como jovens mulheres inteligentes e curiosas, que estão começando a questionar os papéis tradicionais e a buscar seus próprios caminhos.

Atributo Detalhe
Diretor Mike Newell
Roteiristas Mark Rosenthal, Lawrence Konner
Produtores Elaine Goldsmith-Thomas, Paul Schiff, Deborah Schindler
Elenco Principal Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles, Maggie Gyllenhaal, Ginnifer Goodwin
Gênero Drama, História, Romance
Ano de Lançamento 2003
Produtoras Revolution Studios, Red Om Films

No entanto, o filme também tem alguns pontos fracos. Em alguns momentos, a história pode parecer um pouco previsível e os personagens secundários podem ser um pouco unidimensionais. Além disso, a abordagem do filme em relação à questão da homossexualidade pode ser vista como um pouco superficial e estereotipada.

Apesar disso, O Sorriso de Monalisa é um filme que vale a pena assistir. Com sua mensagem inspiradora e sua abordagem sensível, ele nos leva a refletir sobre os papéis da sociedade e o empoderamento feminino. E você, o que acha que é o mais importante para o empoderamento feminino na sociedade atual? Deixe sua opinião nos comentários!

Publicidade