Em uma performance solo virtuosa, o indicado ao Oscar David Strathairn (Boa Noite, e Boa Sorte, Lincoln, Nomadland) interpreta Jan Karski nesta história real que desafia o gênero de um herói relutante da Segunda Guerra Mundial e testemunha do Holocausto. “Tudo o que posso dizer é que vi, e é a verdade”, essa é a frase que resume a coragem de Karski em carregar os primeiros relatos de testemunhas oculares da Polônia devastada pela guerra para o mundo ocidental e, finalmente, para o Salão Oval da Casa Branca.
Depois de sobreviver à devastação da Blitzkrieg, Karski jura lealdade à resistência polonesa e arrisca sua vida para levar a verdade sobre a guerra para o mundo. Escapando de uma prisão da Gestapo, testemunhando o desespero do gueto de Varsóvia e confrontado com a desumanidade de um campo de extermínio, Karski suporta angústia mental indescritível e tortura física para se erguer nos salões do poder e falar a verdade.
Strathairn capta a complexidade e o legado deste “insignificante, pequeno homem” que, através de sua coragem moral e responsabilidade individual, ainda pode abalar a consciência do mundo. A história de Jan Karski é um testemunho da capacidade humana de resistência e força em face da injustiça e opressão.