The Dark Knight é um filme de ação de 2008 dirigido, produzido e co-escrito por Christopher Nolan.
Estrelado por Christian Bale como Bruce Wayne / Batman, Heath Ledger como Coringa, Aaron Eckhart como Harvey Dent / Duas Caras, Maggie Gyllenhaal como Rachel Dawes e Michael Caine como Alfred Pennyworth, o filme é a segunda parte da trilogia de Nolan de Batman, precedida por Batman Begins de 2005 e seguida por The Dark Knight Rises de 2012.
O filme segue Batman e o Comissário Gordon enquanto eles tentam desmascarar o Coringa, um criminoso psicopata que planeja destruir a cidade de Gotham.
O Coringa desafia a moralidade e os limites de Batman ao usar a violência e o caos para testar sua resolução e forçá-lo a se tornar um herói mais sombrio.
O filme também introduz Harvey Dent, o promotor público de Gotham, que se torna o Duas Caras, um assassino psicopata.
O filme foi um grande sucesso comercial, arrecadando mais de US$ 1 bilhão em todo o mundo, tornando-se a terceira maior bilheteria de todos os tempos na época.
O filme recebeu elogios da crítica, com destaque para a performance de Ledger como Coringa, que ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
O filme também foi nomeado para oito Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, e ganhou duas estatuetas.
The Dark Knight é considerado um dos melhores filmes de super-herói de todos os tempos e foi elogiado por sua narrativa, direção, atuações, trilha sonora, visualização e temática.
O filme redefiniu o gênero de super-herói e estabeleceu um novo padrão para filmes de ação.
O filme também foi responsável por aumentar a popularidade de Batman e do Coringa, tornando-os dois dos personagens mais icônicos da cultura pop.